Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sobre o tempo...


Sinto falta de tempo. Tempo livre, sabe? A semana corrida. A sensação permanente de cansaço. Um monte de projeto na cabeça. Alguns projetos no papel, poucos colocados na rua, quase nenhum colocado pra fora. Muito tempo no trabalho. Fora do trabalho, mais trabalho, coisas pra estudar, aprender, ler, ouvir, conhecer... O mundo fervilha! As idéias rodopiam na cabeça que, alucinada, trabalha madrugada adentro.

O despertador toca as três da manhã. Esse é o limite pra ir dormir. Mas o corpo só desaba lá pelas quatro e as oito, hora de levantar, ele não obedece a cabeça, que já começa a trabalhar em idéias.

Idéia é aquele pensamento que vem pra encaixar no problema que atormenta, mas as vezes é uma coisa bem bacana que vai dar um baita problema pra colocar em prática.

São muitas coisas ao mesmo tempo. Incêndios no trabalho, o medo constante de não ser competente para o trabalho, atrasos na obra em casa, o eletricista enrolado, a filha que precisa mais de pai,  a mãe doente que recusa ajuda, a mulher de TPM, o carro que precisa de vistoria, o saldo da conta que cada vez diminui mais, os inquilinos que não pagam seus alugueis, o inventário que não sai, as fotos que eu não consigo fazer, o arquiteto que eu quero contratar, os amigos  que não consigo mais ver e aqueles que não consigo mais entender, a barriga que não para de crescer, a corrida que não consigo dar, o jiu-jitsu que não tenho tempo pra praticar, o inglês que não consigo estudar, a pos graduação que eu não agüento mais postergar, a viagem que não consigo planejar...

Mas isso não é uma reclamação. Longe disso. Se fosse reclamar de algo, reclamaria desse cansaço permanente. Desse estado letárgico que come meu tempo. Tempo precioso pra fazer coisas importantes!

Queria ter tempo pros amigos. Um dia por semana pra cada um deles. E uma semana com 50 dias. Não que eu tenha cinqüenta amigos, mas para alguns momentos talvez eu fosse precisar de algum deles por mais de um dia na semana. E na verdade, eu queria ter esse tempo pra poder escutar suas histórias, pra saber de suas vidas, pra perder tempo e ganhar vidas...

A sensação constante de que o tempo passa mais rápido e que cada vez tenho menos tempo. Mesmo quando é feriado, fim de semana, férias, a sensação é que não dá tempo...

Dai, vem a vontade de largar tudo. Tudo que toma tempo. Ou tudo aquilo onde eu perco tempo. Mas o que seria isso? Trabalho? Estudo? Louça? Só rindo... O que me toma tempo é o que sou. O que me estressa é o que me acalma. Só de, por trinta segundos, pensar em não ter trabalho, me dá uma crise histérica. Sem grana, com tempo livre? Rá! Nem consigo imaginar... Talvez se eu ganhasse na mega-sena ou algo assim...

Esse papo já se descaminhou. Não era nada disso que eu queria falar. Queria falar que sinto falta de tempo. De dar utilidade e prazer ao tempo. Como se faz?

Nenhum comentário: